Direto ao Assunto
Olá pessoal!
Sou Álvaro Webess e estou aqui para difundir informação sobre a minha área de conhecimento. Afinal, de que vale o conhecimento se ele não for compartilhado, não é mesmo?
Vamos abordar alguns temas interessantes a respeito de marketing digital.
Muito já se tem falado sobre isso. Aí você certamente vai imaginar que vem outras informações técnicas ou mesmo outro cara para te convencer a contratar seus serviços, com a promessa de aumentar suas vendas, ampliar seu negócios, conquistar mais clientes, etc, etc.
Sabemos que na internet tem muita informação sobre marketing digital e muitas promessas também. Porém não estamos aqui para avaliar o que é bom ou ruim; não estamos para julgar produtos ou serviços oferecidos ou mesmo para captar clientes.
Nosso objetivo é levar informação. Informação de qualidade, porém simples e objetiva.
Ajudar você a entender esse mundo virtual cheio de armadilhas e de expressões não compreendidas na maioria das vezes. Conversar de igual para igual, em uma linguagem amadora, simples e esclarecedora.
Serão artigos voltados para você empreendedor, microempresário, profissional autônomo, profissional de eventos nas mais diversas atividades.
Deparamos, muitas vezes, com informações, cursos, palestras, lives, artigos ou qualquer outro tipo de midia que se esquecem do básico, que se esquecem que o ouvinte/leitor, muitas vezes não se trata de um profissional da área de informática, ou de marketing, e sim um empreendedor que busca informação para seu negócio e de como aplicar as melhores práticas de negócio através da “publicidade” (publicidade e marketing são coisas completamente distintas).
Somos da opinião que o melhor profissional é aquele que entende e se aprofunda no conhecimento do seu próprio negócio. Seu tempo é precioso e deve ser dedicado para o propósito maior que é o seu empreendimento.
Aliás, tempo é o bem mais precioso que temos. Então, porque não utilizá-lo produtivamente e voltado aos seus objetivos?
Vejamos algumas considerações iniciais:
Para a maioria que nasceu neste século, a máquina de escrever tem uma particularidade comum com cabeça de bacalhau: sabe-se que existe, mas nunca se viu.
Quando o instrumento de trabalho era a máquina de escrever, sentava-se a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, aplicava a caneta sobre os erros ou fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia para ver se era aquilo mesmo e concluía aquela tarefa.
Nos dias de hoje, não estar na internet é o mesmo que ainda utilizar a velha máquina de escrever.
Pode até soar repetitivo, mas é importante que toda empresa tenha seu site na internet. Trata-se de um canal essencial, que representa
muito mais do que um simples cartão de visita.
É por meio dele que a marca pode mostrar ao seu público qual o seu objetivo, além de ser uma ferramenta importante para construir o
relacionamento com ele.
Mas, não é tão simples assim. Não basta apenas ter um site e deixá-lo inerte na internet – a rima foi bem a propósito – e, por mais que seja bonito e apresente os requisitos de uma boa estruturação, de nada servirá se não for visto, principalmente se não for visto pelo seu público consumidor.
SITE, BLOG OU REDES SOCIAIS
Você é um empreendedor, tem uma empresa ou não, comercializa produtos ou presta serviços, afinal, você é um empreendedor e vive do seu negócio. Assim, para a sua subsistência e da sua família, você necessita de um negócio promissor e duradouro. E a saúde financeira do seu negócio é fundamental; portanto, uma palavra precede o lucro: vendas.
Em uma sequência lógica de palavras: clientes, vendas e lucro. Porém as coisas não são tão simples assim. Acompanhamos uma revolução na comunicação tanto corporativa como pessoal. É a era digital que está aí para nos demonstrar – e provar – que estar presente na Internet é questão de sobrevivência para os negócios e para a maioria das atividades.
Acima de tudo, precisamos entregar não somente qualidade, mas valor. O seu cliente é a peça mais importante desse quebra-cabeças. Basta considerar que sem ele você não prospera, não vive de sua atividade. Ele é o responsável direto por sua subsistência!
Sobreviver neste mundo tão concorrido e com tanta informação já não é a mesma coisa que antigamente. Então você não pode ficar para trás: seja a melhor opção de seu cliente. Seja melhor que seu concorrente: entregue valor, não somente qualidade. E como fazer isso? O primeiro passo é ser conhecido para ser reconhecido. Se o seu público alvo não te conhece, não tem como reconhecer.
O caminho que você irá percorrer para se tornar referência em seu ramo de negócio é, sem dúvida, muito longo, porém gratificante, e você deverá percorrer persistente e constantemente. Lembre-se sempre, nada foi (ou será) possível sem o seu cliente. E se você chegou aonde chegou foi graças a ele. Então seja grato, retribua entregando valor!
Falaremos mais sobre entregar valor oportunamente. Um passo de cada vez.
Vamos começar pelo nosso tema de hoje: site, blog ou redes sociais.
Escolher entre site, blog ou redes sociais é uma dúvida comum às empresas e a quem tem seu próprio negócio.
SITE
Um website ou site (você encontrará das duas formas), na prática, é um veículo de comunicação da sua empresa com o mundo. Quando falamos “mundo”, estamos dizendo todo mundo mesmo, pois seu alcance é ilimitado. Pode ser compreendido como um conjunto de conteúdo e design acessado através da digitação de um endereço da Internet. Este endereço exclusivo (não poderão existir dois endereços iguais) é o que chamamos de Domínio.
O site é composto de páginas, onde você disponibiliza os textos, imagens, vídeos e tudo que for interessante para o seu público-alvo. O site é formado por um conjunto de páginas que trazem informações importantes sobre a sua marca: seu objetivo, missão, valores, como o cliente pode encontrar a empresa, a localização, os formulários de contato, chat para atendimento etc.
Portanto, é uma ferramenta para que as pessoas possam saber mais sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
BLOG
Já o blog é uma ferramenta utilizada para oferecer diversos conteúdos que demonstrem como funcionam os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Porém, isso pode ser feito de uma forma mais leve e educativa do que o site.
Na prática, é um canal utilizado para atrair o consumidor e estabelecer um relacionamento com ele, por meio do fornecimento de conteúdos educacionais.
Ajudar o público, consumidor ou não, a identificar um problema e a encontrar a solução para ele. É uma maneira inteligente de promover a interação entre empreendedor e público.
REDES SOCIAIS
Por fim, temos as redes sociais, que são um canal para atrair e se relacionar com o público de uma maneira menos formal.
Existem diferentes plataformas e é possível criar páginas empresariais gratuitamente. Portanto, é uma ferramenta ideal para ajudar na divulgação da marca.
Entretanto, manter apenas esse canal de comunicação não é aconselhável, e chega a ser arriscado, pois as redes sociais mudam rapidamente, e a audiência de hoje pode se perder com facilidade.
As redes sociais não devem, jamais, ser seu principal canal de divulgação, tão somente um canal de apoio.
Investir em um espaço próprio da empresa, como um site, é tão importante, pois ele pertence à empresa. Isso significa que toda a audiência direcionada a esse canal pode e deve ser administrada da melhor forma possível para evitar que ela se perca.
Bem, ficamos por aqui por enquanto.
Foi necessário abordar, de forma genérica, o nosso assunto: abrindo um longo caminho que está apenas iniciando.
Em nossos próximos posts abordaremos temas mais específicos e mais voltados à produtividade.
Até breve!