O ABC DO TRÁFEGO

ABC do Tráfego

PRINCÍPIOS GERAIS DO TRÁFEGO

     O ABC DO TRÁFEGO

Este artigo é um pequeno glossário criado para facilitar a vida das pessoas que têm pouca noção sobre tráfego e deste mundo do Marketing Digital. 

Existem centenas, milhares de nomenclaturas que são relacionadas ao tráfego pago. São termos que vocês ouvirão muitas vezes durante a nossa empreitada.

Você somente vai aprender todos os termos do tráfego pago conforme você vai vivendo o tráfego pago.

Separei aqui apenas alguns que acredito serem os principais e que mais irão gerar dúvidas. Vamos lá, então:

 

     => Conversão: O pessoal acha que conversão é só quando uma pessoa deixa o e-mail, efetua uma compra, mas não é só isso. Conversão é: a AÇÃO DESEJADA pelo gestor de tráfego no seu site. Então às vezes, conversão pode ser uma pessoa clicar no seu anúncio e cair numa página onde tem um vídeo seu; pode ser a realização de um cadastro na sua página de captura, pode ser uma compra no seu e-commerce. Enfim, qualquer ação desejada pelo gestor de tráfego dentro do seu site, página, etc. Conversão não é sempre venda, conversão não é sempre lead. 

     => Lead: É um contato. Quando alguém te dá a oportunidade de se comunicar com ele (ou ela) por algum canal. Pode ser e-mail, whatsapp, telefone, etc. Quando a pessoa vai na sua página, preenche o seu cadastro e deixa os dados dela pra você: ela acaba de virar um lead. A coleta de leads ou a captação de leads é quando se está gastando dinheiro ativamente para pegar vários contatos, para fazer várias pessoas se cadastrarem nas suas páginas, para que se possa entrar em contato com elas, visando diversas finalidades.

     => CTA: Call To Action, ou em sua tradução literal, chamada para ação. Chamadas para ação é quando você chama, convida a pessoa a fazer alguma coisa. Por exemplo: quando nos stories tem a chamada “quer se cadastrar, então arrasta pra cima (cta)”. Ou quando naquele post no Facebook dizendo no final “quer se cadastrar,
então clique no botão saiba mais (cta)”. “Assiste esse vídeo agora!”. Isso são chamadas para ação, é quando você chama, convida a pessoa a fazer alguma coisa. Call to actions são muito poderosas, pode ter certeza que se no final de um post do Instagram você colocar um CTA, um convite pra pessoa comentar algo e dizer o que ela achou do post, o número de comentários desse post vai triplicar. Vai ter um engajamento muito maior comparado ao mesmo post sem um CTA no final.

     => Lançamento: É uma estratégia de venda, normalmente envolve um evento, uma abertura de carrinho e um fechamento de carrinho. É um método de venda de um produto. É quando você abre e fecha o seu carrinho de vendas em um determinado período limitado de tempo. Existem vários tipos de lançamentos, alguns deles:

          ♦ Lançamento Semente: é quando, por exemplo, você apresenta uma aula ou uma exposição e vende no final dessa aula ou exposição.

          ♦ Lançamento Interno: é um lançamento onde se tem várias aulas, exemplo: Semana do Inglês, que é um evento composto por 4 aulas + um pitch de venda no final.

          ♦ Lançamento Externo: é um evento também, só que aqui são chamadas outras pessoas do
mercado para participarem da divulgação do lançamento. 

          ♦ Lançamento Passariano: é um outro tipo de lançamento, normalmente feito somente para a sua base, que foca em uma lista já aquecida, ou seja, pessoas que estão conscientes do produto e da solução que precisam.

          ♦ Lançamento Meteórico: É um lançamento pelo WhatsApp, as pessoas não ouvirão falar dele porque você não fará lançamentos usando essa estratégia.

     => Perpétuo: você vende todo dia. Um produto que está a disposição para venda o tempo todo. Ele não tem uma abertura e fechamento de carrinho (produto sempre disponível).

afiliados

     => Afiliado: a pessoa que se afilia a determinados produtos e ganha uma comissão por vendê-los. Um exemplo: suponhamos que eu, Álvaro Webess, venda um curso pela internet de “Como aprender Gestão de Tráfego Pago” (não é o caso). Se você vender o curso de “Como aprender Gestão de Tráfego Pago” para alguém, se você indicar esse curso para alguém e esse alguém comprar o curso, você ganha uma comissão, uma porcentagem. Hoje em dia, temos várias plataformas de venda na internet, como: Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc. Essas plataformas permitem que você se afilie a algum produto. E como isso funciona? Existe lá na plataforma o produto “Como aprender Gestão de Tráfego Pago”. Eu, (no caso se tivesse o produto) abro ele para afiliação, que é uma permissão para que você também divulgue e venda o produto em troca de uma comissão que pode ser bem interessante, 40, 50, 60%. Quando você se torna um afiliado desse produto, você receberá um link específico liberado pelo dono do produto lá dentro da plataforma. E todo mundo que comprar através do link, vai gerar pra você aquela comissão. Em resumo: afiliados são pessoas que vendem produtos digitais de terceiros, através de um link específico e ganham comissões por isso.

dropshipping

     => Dropshipping: é basicamente quando você cria uma loja online de produtos físicos sem precisar de estoque pra isso. Diferente do e-commerce, onde você precisará de um estoque para operar. Dropshipping é um sistema em que a empresa que faz a venda do produto físico atua como intermediária entre o consumidor e o fornecedor. Suponhamos que você crie uma loja de Drop no ramo de roupas, por exemplo: você recebe o pedido, gerencia o pagamento, faz todo o atendimento e envia a solicitação para o fornecedor, que é o responsável pela preparação e entrega dos itens. É uma ótima solução para pequenas empresas que não teriam capital nem espaço para manter um estoque próprio. Vantagens: o dropshipping apresenta diversas vantagens para quem está dando os primeiros passos como empreendedor na internet, como por exemplo o baixo investimento, você delega a responsabilidade do estoque e envio para uma empresa parceira estruturada, tendo ainda o benefício da logística, pois você pode trabalhar com fornecedores distantes, em diferentes regiões, países e até continentes, e que facilitam a entrega para seus consumidores. Além disso, sem a necessidade de ter seu estoque, é possível oferecer uma variedade maior de produtos e, ainda, testar diferentes nichos de mercado. Você poderá focar seu investimento em como destacar sua loja virtual e desenvolver o marketing do seu negócio.

     => Negócios locais: loja física. Loja que vende produto fisicamente.

     => CPA: custo por ação. O CPA pode ser usado como custo para qualquer coisa. Pode ser o custo por compra, o custo por lead, enfim, o custo por uma determinada ação.

     => CPC: custo por clique. É quanto custa para uma pessoa clicar no seu anúncio. Exemplo: você gastou 100 reais e teve 20 cliques na sua publicação: o custo por clique foi de 5 reais.

     => CTR: Click Through Rate, ou traduzindo, taxa de cliques no anúncio. A fórmula do CTR é o número de cliques no seu anúncio divididos pelas impressões, que são quantas vezes ele foi visto (cliques/impressões). Se o seu anúncio teve 100 cliques e 1000 impressões, quer dizer que você teve um CTR de 10%. É um ótimo indicador sobre a qualidade do anúncio.

     => CPM: custo por mil impressões. O custo para seu anúncio ser visto 1000 vezes pelas pessoas. Quanto maior a concorrência para um determinado público, maior o CPM. E quanto menor for o tamanho do público, maior também é o CPM, afinal, o público é muito restrito e vai ser caro para atingir todo mundo. Então, normalmente um CPM alto quer dizer essas duas coisas, muita concorrência no leilão ou público muito pequeno.

     => CPV: custo por visualização. Quanto que custa (pra você) para a pessoa visualizar o seu vídeo. E é importante ressaltar que diferentes ferramentas contam a visualização de maneiras diferentes. Para o Facebook uma visualização é contada a partir de 3 segundos do seu vídeo, enquanto no Youtube a visualização é contabilizada quando a pessoa vê 30 segundos do seu vídeo. E ainda temos diferentes métricas do CPV: CPV 25%, CPV 50%, CPV 75%, CPV 95%. Ou seja, quanto que custou pra pessoa ver X% do seu vídeo.

     => ROI: O ROI basicamente mensura o retorno em cima de toda a sua estratégia. Como se calcula o ROI? ROI = [(Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento] x 100. Por exemplo: você vendeu seu produto e faturou R$ 1.000.000,00. Investiu R$ 500.000,00 pra faturar esse 1 milhão. Então, ROI = 1.000.000,00 – 500.000,00 = 500.000,00 / 500.000,00 = 1 x 100 = 100. Ou seja, teve um ROI de 100%.

     => ROAS: tem muita gente que confunde ROI com ROAS, mas eles não são a mesma coisa. O ROI mensura o retorno em cima de toda a sua estratégia. O ROAS mede a eficácia dos anúncios, não entra o seu faturamento em vendas no orgânico por exemplo. Só o que veio através dos anúncios. ROAS = (Lucro conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100.

 

Por enquanto é isso, até o próximo post!