O QUE É TRÁFEGO?

tráfego

PRINCÍPIOS GERAIS DO TRÁFEGO

O QUE É TRÁFEGO / GESTÃO DE TRÁFEGO?

Tem muita gente que fala “ah! eu faço tráfego”.

Não, você não faz tráfego. Você faz a gestão de tráfego.

     ⇒Tráfego: São as pessoas que estão em constante movimento na internet. São as pessoas que estão no feed de notícias, nos stories, navegando no Youtube, fazendo uma pesquisa no Google ou navegando em algum site qualquer.

     ⇒Gestão de tráfego: É a habilidade de gerir esse movimento das pessoas na internet, para que elas realizem determinadas ações que nós, gestores de tráfego, queremos que elas realizem. Exemplo: a pessoa está ali navegando no feed de notícias, e o trabalho do gestor de tráfego é fazer com que ela veja um vídeo, clique em um link, entre no seu site pra comprar um produto, se cadastre pra receber um ebook, enfim, pegar essas pessoas e direcionar para a execução de uma ação.

 

Durante muito tempo se falou, e na verdade continua se falando, que tráfego constitui em:

Geração: Criar campanhas, investir um determinado dinheiro dentro da ferramenta.

Coleta: Selecionar as métricas a serem analisadas e colocar tudo numa planilha.

Análise: Interpretar as métricas selecionadas, ouvir o que os dados da sua campanha tem pra te dizer.

Otimização: Alterações em busca de uma melhora de resultado.

Então tráfego é, basicamente, sobre gerar e interpretar os dados.

 

Mas hoje eu vejo que mais do que isso, pra você ser um bom gestor de tráfego, você tem que ter a habilidade de identificar e interpretar padrões. Principalmente dois tipos de padrões:

APadrão do usuário: por exemplo, a gente sabe por padrão que em uma página de captura (página onde a pessoa pode colocar os seus dados e fazer um cadastro), se o campo para inserir o e-mail não estiver posicionado logo na “cara” da pessoa quando ela entra no site, a conversão daquela página de captura tende a ser menor. Então, a gente viu que todas as vezes que a gente fazia uma página de captura e não colocava o campo pro usuário inserir os seus dados logo no topo, se a gente colocasse um monte de texto antes desse campo, a nossa taxa de conversão seria menor. Isso é saber identificar padrões do usuário. Então a gente entende os padrões do usuário através de testes feitos na ferramenta.

BPadrão da ferramenta: por exemplo, toda vez que se aumentava o orçamento da campanha no Facebook, mais caro ficava o custo por resultado. Seja esse resultado uma visualização, lead, clique, etc.

Então depois de muito aumentar o orçamento e notar que sempre que aumentava o custo por resultado subia, identificamos um padrão da ferramenta. E como a gente entende os padrões da ferramenta? Através de testes feitos na ferramenta.

 

E esses são os dois principais padrões que um bom gestor de tráfego sabe identificar. No final das contas, temos que entender que estamos fazendo gestão de pessoas, e é extremamente importante entender como essas pessoas agem, se comportam, reagem às nossas estratégias de gestão de tráfego. E essa é a parte mais difícil!

Todo mundo acha que o segredo está na ferramenta, mas só parte do segredo está na ferramenta, a maior parte do segredo do sucesso no tráfego está em entender os padrões do usuário.

Logo, ser um bom gestor de tráfego é entender sobre geração, coleta, análise e otimização.

Mas pra ser um ÓTIMO gestor de tráfego, você tem que entender de Geração, Coleta, Análise e Otimização, mas é fundamental entender sobre esses dois principais padrões que vamos encontrar na nossa caminhada.

 

⇒Então basicamente gestão de tráfego é:

     Gerar os dados (criação das campanhas > clicar em botão);
     Descobrir padrões da ferramenta (identificar padrões através de testes);
     Descobrir padrões do usuário (identificar padrões através de testes);
     Otimizar a geração de dados (usar as informações dos padrões identificados para
explorar ainda mais o que está dando certo).