DIFERENÇA ENTRE SITE E BLOG
Em nosso caminho ao entendimento primordial para o Marketing Digital com a utilização das melhores “ferramentas” para conquistar os melhores resultados no empreendedorismo, vamos abordar um tema que, a princípio, causa certa confusão e dúvida: qual a diferença de um site para um blog?
Pois bem, como já dissemos anteriormente, um site ou website, na prática, é um veículo de comunicação da sua empresa com o mundo. Estar presente na Internet, através de um site próprio, é um passo fundamental para o profissionalismo do seu projeto ou negócio.
Voltando ao passado: a propaganda evoluiu muito desde o século passado. Quem lembra dos classificados em anúncios em jornais, listas telefônicas e livrinhos de bairro? Quase
tudo era oferecido e buscado pelo meio impresso, desde os mais variados serviços, vagas de empregos, até imóveis e automóveis. É verdade que os classificados ainda existem, contudo, cada vez são menos procurados. Lista telefônica virou artigo vintage. E os “livrinhos” de bairro, só restam em lugares pequenos.
No presente: cada vez mais os empresários e profissionais liberais recorrem à Internet para divulgarem seus produtos ou serviços.
Um site normalmente é uma apresentação institucional de uma empresa, pessoa ou produto, onde são exibidas informações relacionadas ao propósito da página.
O site normalmente contém links como “produtos ou serviços”, “clientes”, “quem somos”, “contato”, e faz divulgar a instituição, com uma proposta a se passar para o internauta.
Já o blog foi uma das primeiras formas de rede social da Internet, pois favoreceu a interação entre leitores e o veículo através dos sistemas de comentários, dando voz aos internautas.
O fato é que tanto um site ou um blog estão nos “www” da Internet e um pode facilmente se confundir com o outro, mas não concorrem entre si, podem ser complementares. O site com um ar mais sério, mais estático – alterações menos frequentes, mais institucional – enquanto que a agilidade do blog faz desse sistema uma espécie de mídia social, onde a opinião de quem escreve é uma de suas principais características.
E é claro que você pode ter um blog em seu website. Não só pode como deve, pois o blog confere facilidade e velocidade na sua comunicação. É uma via de mão dupla que fortalece outros canais de contato como e-mail e telefone.
Reserve para o site as páginas com conteúdo estático, como a história da empresa, os serviços e/ou produtos oferecidos, área de contato. Deixe para o blog postagens frequentes, que podem ser até diárias. Nele, além de textos, você consegue inserir imagens, habilitar ou não um sistema de comentários, adicionar vídeos, etc. E como um conteúdo relevante e atualizado é ponto-chave para atrair mais visitantes e clientes recomendamos um site com blog.
O ponto principal de diferenciação entre blogs e sites está no conteúdo. Isto é, sites, de modo geral, fazem a representação de empresas e/ou organizações que já estão estruturadas no mercado e que agora pretendem marcar uma presença mais relevante na web. Não demandam modificações constantes, o que é diferente de um blog, que se caracteriza por ser um suporte vivo de divulgação de informações e que, por isso, precisa ser constantemente realimentado, ficando renovado com informações atualizadas. Mais importante ainda sobre um blog é o fato de conter a opinião, seja de seu criador ou colaborador, seja da empresa, de forma mais clara e direta.
Para existir no mundo dos negócios é preciso estar na Internet
Não estamos falando em sobrevivência no mundo dos negócios. Estamos falando de existência!
E existem várias formas de marcar presença no mundo online.
Pode ser em uma rede social, figurando em aplicativos, tendo um blog ou um site, entre outras possibilidades. Mas para que isso funcione comercialmente, é imprescindível ser bem encontrado no Google, ser indexado e se possível nos primeiros lugares da busca!
O Google é, simplesmente, a ferramenta número 1 de vendas na Internet (e esta frase não é nossa, mas compartilhamos este conceito)!
Começamos, efetivamente, a trilhar o nosso caminho: vendas. Fazer você vender cada vez mais. E para isso, ainda será necessário muitos conceitos até chegar ao principal ingrediente que alavancará as vendas: TRÁFEGO.
Voltando ao Google, a melhor maneira de se conseguir resultados é tendo um site e adotando estratégias de SEO vencedoras.
SEO – Search Engine Optimization quer dizer otimização para mecanismos de busca. SEO funciona usando técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico (grátis) e autoridade. O Google premia para os sites que usam de boas práticas de SEO nos resultados de pesquisas.
Porém, há nesse conceito de gerar aumento de tráfego orgânico (grátis) um fator muito importante: o tempo. Não se consegue do dia para a noite o resultado esperado: meses, ou mesmo anos serão necessários. Cada vez mais, o tráfego pago se sobressai sobre o tráfego orgânico. E até é compreensível que assim seja. Queremos resultados imediatos e tudo tem o seu preço. A questão principal a ser analisada (futuramente em nossos posts) não é quanto vai custar? E sim qual o retorno (leia-se vendas e lucro) que dará?
Mas aí você pode perguntar: por que ter um site pago se tenho opções gratuitas ou por um custo menor?
Vamos direto ao argumento principal.
Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado, você
está construindo seu castelo no terreno dos outros, concorda? E na vida real, tangível, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro. Ninguém quer correr o risco de ver seu castelo desmoronar de uma hora para outra.
Correr o risco da plataforma ou site sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele, como comumente acontece. Muito menos ter que seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.
Cabe aqui reforçar a ideia de que “se você não está no Google você não existe”. Exageros à parte, essa afirmação faz todo o sentido se você estiver apenas em redes sociais. Seu conteúdo não vai estar tão visível como poderia nos mecanismos de busca.
Não estamos falando que ter fanpages e perfis em redes sociais e outras formas de divulgação na web seja dispensável, pelo contrário!
Mesmo com um site totalmente seu, com domínio registrado e total autonomia, você deve mantê-las e usar de forma harmônica e otimizada para propagar seu conteúdo relevante e gerar leads.
Esperamos estar contribuindo, até aqui, para um entendimento básico sobre o que se trata nosso Blog, cujo tema principal é a GESTÃO DE TRÁFEGO com eficiência e propriedade, realizada da maneira certa e não se resumindo apenas a “apertar botões”. Para atingir este objetivo, assuntos que são pré-requisitos para a correta gestão de tráfego serão abordados.
Para finalizar este post, deixaremos a seguinte pergunta: mas, a quem interessa este tema?
Até breve.